Qual é a origem do planeta Mercúrio?
Mercúrio é um dos quatro planetas rochosos que compõem o Sistema Solar, juntamente com Vênus, Terra e Marte. De acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA), sua estrutura interna é composta por um enorme núcleo de ferro e ele é um dos menores planetas da galáxia (com cerca de 4.879 quilômetros de diâmetro).
O planeta mais próximo do Sol está localizado a 58 milhões de quilômetros da estrela, razão pela qual leva apenas 88 dias terrestres para orbitá-la. No entanto, Mercúrio leva 58 dias para girar em seu próprio eixo. A cada dois anos, ele gira um total de três vezes.
Entre outras características, sua proximidade com o Sol faz com que a temperatura máxima atinja até 450°C durante o dia e -180°C durante a noite. Nos polos do planeta, onde há menos luz solar, pode haver um pouco de gelo de água. A superfície de Mercúrio é pontilhada de crateras, algumas das quais são tão profundas que permanecem ocultas da luz solar e cujas sombras registram as temperaturas mais baixas do planeta.
Essas características geográficas são evidências de um passado de atividade vulcânica, distúrbios nas placas tectônicas e um ambiente espacial que moldou sua localização no Sistema Solar. Há potássio em excesso no planeta, elemento químico volátil que, juntamente com o tório radioativo (Th), constituem dois dos elementos químicos abundantes na superfície de Mercúrio.
Os cientistas que analisaram a composição do planeta suspeitam que Mercúrio pode ter se formado muito mais longe do Sol, tão longe quanto Marte , e pode ter sido empurrado para mais perto da estrela por uma colisão com outro corpo espacial.
Por fim, Mercúrio é quente demais para que diferentes agências espaciais ousem enviar sondas e satélites para orbitar de perto o planeta. A luz do Sol é tão intensa que é dez vezes maior que a da Terra.
(Fonte: National Geographic — adaptado.)
De acordo com as informações do texto, assinalar a alternativa CORRETA: