Qual assertiva está pertinente com a abordagem conforme seu conceito?
Questão
2024
Instituto Ágata
Prefeitura Municipal de Anajás (PA)
Professor - Educação Física (Pref Anajás/PA)
Qual-assertiva-esta109884e8a1
A
Abordagem Crítico-Emancipatória: envolvimento da Educação Física baseado nessa abordagem é com o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender, com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores, buscando garantir uma formação integral da criança. O discurso sobre essa abordagem busca desatrelar a atenção do professor a aspectos desportivos, valorizando o processo de aprendizagem e não mais a execução de um gesto técnico isolado.
B
Abordagem psicomotora: o professor João Batista Freire introduziu esta Abordagem através do livro “Educação de corpo inteiro”, tendo como principais características o jogo simbólico e de regras, e as brincadeiras populares que procuram utilizar-se de inúmeros materiais alternativos (bola de meia, bastões, garrafas plásticas, lata, corda, entre outros), permitindo, assim, um maior número e diferenciadas vivências à relação aluno/objeto.
C
Abordagem Desenvolvimentista: o modelo Desenvolvimentista é representado por Go Tani e colaboradores, no livro “Educação Física Escolar”. Suas principais características são associativas da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, propondo uma taxionomia para o desenvolvimento motor, ou seja, uma classificação hierárquica dos movimentos dos seres humanos.
D
Abordagem Crítico-Superadora: essa concepção é uma das mais recentes, elaborada por Mauro Betti, através do livro “Educação Física e Sociedade” (publicado em 1991) com as primeiras considerações sobre a Educação Física dentro desta abordagem. Os conteúdos não diferem das demais abordagens (jogo, esporte, dança e ginástica), por exemplo, vivências do esporte. O autor enfatiza a importância da experimentação dos movimentos em situação prática, conhecimento cognitivo e experiência afetiva.
E
Abordagem Sistêmica: o trabalho mais representativo desta abordagem é o livro “Metodologia do Ensino da Educação Física” (publicado em 1992), escrito por vários autores. A cultura corporal vem expressar-se em temas ou formas de atividades como: jogos, esporte, ginástica, dança e/ou outras. Esses temas tratados na escola devem expressar um significado/sentido correlacionando-se, dialeticamente, à intencionalidade/objetivos do homem e às intenções/objetivos da sociedade.