As Provas de Função muscular compreendem aspectos subjetivos e objetivos. Nos aspectos subjetivos leva-se em consideração a impressão do Fisioterapeuta em relação à resistência que o paciente tolera; enquanto nos aspectos objetivos leva-se em consideração a habilidade do paciente de completar uma extensão completa do movimento, ou de manter uma determinada posição, e a capacidade ou incapacidade de mover a parte contra a ação da gravidade.
(http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/140718/mod_resource/content/1/Prova%20de%20fun%C3%A7%C3%A3o%20muscular.pdf)
Sobre os “Fatores que contribuem para a eficácia da contração muscular”, analise as informações com o código V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após análise, marque a alternativa com a série correta.
I - O comprimento do músculo afeta a tensão desenvolvida.
II - Os músculos biarticulares e poliarticulares são produtores de torque mais eficientes que os músculos monoarticulares.
III - No aspecto fisiológico, já se sabe que o músculo gera mais tensão isometricamente e mais tensão ainda concentricamente.
IV - Tipos de Fibras: deve ser aplicada muito menos resistência aos músculos com predominância de fibras do tipo II.