Proteínas são polímeros de aminoácidos com cada resíduo de aminoácido unido ao seu vizinho por um tipo específico de ligação covalente. As proteínas controlam praticamente todos os processos que ocorrem em uma célula, exibindo uma quase infinita diversidade de funções. Todos os 20 tipos de aminoácidos utilizados pelos seres vivos são α-aminoácidos. Eles têm um grupo carboxila, um grupo amino e um hidrogênio ligados ao mesmo átomo de carbono. Diferem uns dos outros em suas cadeias laterais ou grupos R, que variam em estrutura, tamanho e carga elétrica, e que influenciam a solubilidade dos aminoácidos em água. Em uma situação hipotética, onde um pesquisador submeteu diversas proteínas a temperaturas elevadas, é bem provável que tenha ocorrido:
Questão
2018
INAZ DO PARÁ
Prefeitura Municipal de São João do Araguaia (PA)
Professor de Ciência da Natureza (Pref São João do Araguaia/PA)
Protei-sa-polimeros1162ec32415
A
A quebra das ligações peptídicas entre os aminoácidos, tornando a proteína imprópria para o consumo do ser humano, porém sem haver desnaturação.
B
Desnaturação, porém, sua estrutura primária permaneceu inalterada, não havendo rompimento das ligações peptídicas entre os aminoácidos.
C
Uma modificação temporária, podendo readquirir sua forma espacial original quando a temperatura estiver em condições ideais novamente.
D
Desnaturação, porém, com sua estrutura primária rompida irreversivelmente devido à quebra de todas as ligações peptídicas entres os aminoácidos.