Por que temos vermes?
Falta de saneamento básico, higiene e cuidado com alimentos está por trás de doenças.
Jeca Tatu, personagem de Monteiro Lobato, o criador do Sítio do Pica-Pau-Amarelo, era um matuto que vivia magro e cansado de tanto verme que tinha. Mas, disse o autor, o Jeca não era daquele jeito, apenas estava assim. Repare que a diferença entre ser e estar é muito grande porque dificilmente nascemos doentes e, sim, ficamos doentes. Algumas vezes, as doenças são causadas por vermes. E por quê?
Temos vermes por diversas razões e todas elas estão ligadas à falta de saneamento básico, de higiene, de cuidado com os alimentos ingeridos – mal lavados, por exemplo – ou por hábitos alimentares favoráveis ao verme, como o consumo de carnes cruas.
Boa parte dos vermes tem um ciclo de vida que inclui três fases: ovo, larva e fase adulta. Em muitas vezes, o ser humano é infectado pela fase de ovo. É o caso de quando apresenta o Ascaris lumbricoides, verme que, ao se desenvolver, transforma-se na popular lombriga. O ovo desse verme fica no solo e entra no organismo quando colocamos a mão suja de terra na boca ou quando ingerimos vegetais mal lavados. Dentro do nosso corpo, a larva sai do ovo, cresce e se transforma na lombriga.
No caso do Jeca Tatu, o verme que o deixou doente foi outro: o Ancylostoma. A larva desse verme vive no solo e penetra diretamente na pele. Só o contrai quem anda descalço na terra contaminada por fezes humanas. Se não se tratar, a pessoa fica fraca, sem ânimo e com a pele amarelada. Daí a doença ser também conhecida como amarelão.
(...)
O combate às verminoses começa com a boa educação sanitária – que faz as pessoas serem mais informadas e saberem como prevenir doenças – e continua com investimentos, por parte dos governantes, em saneamento para melhorar a qualidade de vida da população.
Luís C. Muniz, Revista Ciência Hoje das Crianças, nº 165, jan/fev de 2006, edição online.
De acordo com o texto é correto afirmar que: