Assinale a alternativa correta. Podemos falar sobre forças eletrostáticas:
Questão
2015
CONPASS
Prefeitura Municipal de Bonito de Santa Fé (PB)
Farmacêutico (Pref Bonito de Santa Fé/PB)
Podemos-falar-forc9f1cbf487
A
As forças de atração eletrostáticas são aquelas resultantes da interação entre dipolos e/ou íons de cargas iguais, cuja magnitude depende diretamente da constante dielétrica do meio e da distância entre as cargas. A água apresenta elevada constante dielétrica (ε = 80), devido ao seu momento de dipolo permanente, podendo diminuir as forças de atração e repulsão entre dois grupos carregados, solvatados. Dessa forma, na maior parte dos casos a interação iônica é precedida de dessolvatação dos íons, processo que envolve ganho entálpicos e é favorecido pelo perda entrópica resultante da formação de moléculas de água livres.
B
As forças de atração eletrostáticas são aquelas resultantes da interação entre dipolos e/ou íons de cargas opostas, cuja magnitude depende diretamente da constante dielétrica do meio e da distância entre as cargas. A água apresenta baixa constante dielétrica (ε = 80), devido ao seu momento de dipolo permanente, podendo diminuir as forças de atração e repulsão entre dois grupos carregados, solvatados. Dessa forma, na maior parte dos casos a interação iônica é precedida de dessolvatação dos íons, processo que envolve perdas entálpicas e é favorecido pelo ganho entrópico resultante da formação de moléculas de água livres.
C
As forças de atração eletrostáticas são aquelas resultantes da interação entre dipolos e/ou íons de cargas opostas, cuja magnitude depende diretamente da constante dielétrica do meio e da distância entre as cargas. A água apresenta elevada constante dielétrica (ε = 80), devido ao seu momento de dipolo induzido , podendo diminuir as forças de atração e repulsão entre dois grupos carregados, solvatados. Dessa forma, na maior parte dos casos a interação iônica é precedida de dessolvatação dos íons, processo que envolve ganho entálpicas e é favorecido pelo perda entrópico resultante da formação de moléculas de água livres.
D
As forças de atração eletrostáticas são aquelas resultantes da interação entre dipolos e/ou íons de cargas opostas, cuja magnitude depende diretamente da constante dielétrica do meio e da distância entre as cargas. A água apresenta elevada constante dielétrica (ε = 80), devido ao seu momento de dipolo permanente, podendo aumentar as forças de atração e repulsão entre dois grupos não carregados, ou não solvatados. Dessa forma, na maior parte dos casos a interação iônica é precedida de solvatação dos íons, processo que envolve perdas entálpicas e é favorecido pelo ganho entrópico resultante da formação de moléculas de água livres.
E
As forças de atração eletrostáticas são aquelas resultantes da interação entre dipolos e/ou íons de cargas opostas, cuja magnitude depende diretamente da constante dielétrica do meio e da distância entre as cargas. A água apresenta elevada constante dielétrica (ε = 80), devido ao seu momento de dipolo permanente, podendo diminuir as forças de atração e repulsão entre dois grupos carregados, solvatados. Dessa forma, na maior parte dos casos a interação iônica é precedida de dessolvatação dos íons, processo que envolve perdas entálpicas e é favorecido pelo ganho entrópico resultante da formação de moléculas de água livres.