Sobre o Plano de Metas, proposto pelo presidente Juscelino Kubitschek, para o período de 1956-1960, é CORRETO afirmar que:
Questão
2012
CETAP
Secretaria Municipal de Saneamento de Belém (PA)
Economista (SESAN Belém/PA)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Plano-Metas-proposto19a9c4d9cc
A
o crescimento industrial brasileiro, verificado a partir do inicio do governo de Juscelino Kubitschek, estava estruturado em um tripé formado pelas empresas estatais, pelo capital privado estrangeiro e, com maior participação, pelo capital privado nacional.
B
durante todo o período proposto para a execução do plano, houve o predomínio das empresas nacionais no que diz respeito à produção de bens de consumo duráveis e a produção de bens de capital. A produção de bens não duráveis ficou a cargo das empresas de capital privado estrangeiro.
C
o Plano de Metas priorizava cinco setores básicos da economia para os quais os investimentos públicos e privados deveriam ser canalizados. Entre os setores, os que mais receberam recursos, aproximadamente 93%, foram energia, transportes e indústria de base. Os demais, educação e saúde, foram menos favorecidos.
D
o Plano de Metas representou uma ruptura com o processo de substituição de importações, uma vez que priorizou O desenvolvimento de níveis superiores da estrutura industrial com o objetivo de viabilizar a maior integração vertical, eliminando possíveis pontos de estrangulamento e incluiu, para tanto, O desenvolvimento de infraestrutura.
E
embora o pensamento desenvolvimentista fosse a base para a formulação do Plano de Metas e, neste contexto, qualquer variável catalisadora da industrialização e do desenvolvimento fosse bem aceita, durante o governo de Juscelino Kubitschek manteve-se a postura hegemônica, herdada do segundo governo de Getúlio Vargas, contra a participação do capital estrangeiro no processo de consolidação da economia nacional.