Planejar é algo inerente ao ser humano; é o ato de pensar sobre um possível e viável fazer. Na escola, não é diferente. De acordo com Moletta (2012) “O planejamento na Educação Infantil deve possibilitar aprendizagens significativas para as crianças”. A ação educativa pressupõe intencionalidade, e o planejamento é um valioso instrumento no processo de racionalização, organização e coordenação dessa ação. Diante dessa e tendo o planejamento escolar como referência, marque (V) para verdadeira e (F) para falsa:
( ) O planejamento na Educação Infantil é um trabalho que exige organização, comprometimento, dinamismo e capacidade de observação dos profissionais envolvidos. Afinal, é preciso considerar as características, necessidades e interesses das crianças.
( ) Considerar o planejamento na Educação Infantil é uma forma de garantir um melhor aproveitamento do potencial das crianças, propiciando a elas momentos de brincadeiras, experimentações e aprendizados. Nesse sentido, ao planejar, o professor deve garantir à criança a possibilidade de se desenvolver plenamente.
( ) O planejamento é importante para que a aula não seja improvisada. Ele deve ser flexível, pois nem sempre o que se planeja é o que efetivamente acontece. Seu objetivo é dar um pouco mais de segurança ao professor.
( ) O planejamento é a organização do percurso escolar definido pelos sistemas de ensino de acordo com sua realidade; todavia, deve procurar seguir os direcionamentos a partir do que preconiza e orienta a BNCC e as DCNs.
( ) O planejamento é orientado pela direção e deve cumprir todas as atribuições implantadas na BNCC e na proposta estadual e escolar, assim cada professor constrói seu planejamento e seu currículo para uma aproximação das realidades locais, com adequação ao contexto e à realidade dos educandos.
Assinale a sequência correta: