Pesquisa realizada por Carraher (1982) constata ser comum que crianças e adolescentes que trabalham em feiras livres, resolvendo inúmeros problemas de matemática em seu cotidiano, enfrentem impasses na aprendizagem de conteúdos matemáticos ao longo de seu processo de escolarização. A respeito desta questão, analise as seguintes afirmativas:
I. Diante dessa realidade, faz-se necessário que o ensino da matemática seja pautado na construção de pontes e ligações efetivas entre as situações reais dos estudantes e a matemática escolar.
II. Esse achado aponta para uma incapacidade dessas crianças e adolescentes para o domínio da matemática escolar, a qual é inerentemente superior à matemática cotidiana.
III. A lógica implicada na resolução de problemas matemáticos cotidianos facilita a realização das operações, por inserir a matemática em um sistema de significados bem compreendidos pelo sujeito.
IV. Esse achado corrobora a ideia de que a escola deve primeiramente ensinar às crianças as operações aritméticas isoladas de qualquer contexto para depois apresentar essas mesmas operações no contexto de problemas concretos.
Das afirmativas, estão corretas: