“– Permita que me apresente, Senhor! – disse Caspian, ajoelhando e beijando a pata do Leão.
– Bem-vindo seja, príncipe – disse Aslam. Sente–se bastante forte para reinar em Nárnia?
– Bem, não sei – respondeu Caspian. – Não passo de um garoto.
– Muito bem! – replicou Aslam. – Se dissesse que tinha a certeza, seria prova de que não estava apto a reinar. Por isso, abaixo de mim e do Grande Rei, será rei de Nárnia, Senhor de Cair Paravel e Imperador das Ilhas Solitárias. Você e os seus descendentes, enquanto durar a sua raça. (...)”
Fonte: C.S Lewis – As Crônicas de Nárnia – Volume 4 (Príncipe Caspian)
“Muitas pessoas da Geração Z são frágeis em termos de bem-estar e autoestima. Para enfrentar com sucesso uma vida que inclui dificuldades inevitáveis, eles precisam ter resiliência.
Essa geração precisa se lembrar de que a felicidade tem altos e baixos, e é normal ter momentos difíceis. Apesar das manchetes que sugerem que a vida deve ser fácil e todo estresse é negativo, um certo nível de estresse contribui para a felicidade. O “eustresse” é a quantidade ideal de desafio que motiva a ação e o engajamento na vida – e é saudável abraçar oportunidades de crescimento.”
Fonte: Forbes – 18/04/2024
No primeiro texto, o Príncipe Caspian diz não se sentir preparado para assumir o reinado de Nárnia. Em resposta, o leão Aslam afirma que essa dúvida é a confirmação da sua preparação. O segundo texto, menciona que a geração Z tem, como características marcantes, a fragilidade da autoestima.
Tomando como base o contexto dos textos base, responda: Qual o nível saudável de autoestima para a nova geração de jovens profissionais?