O Pé Torto Congênito (PTC) é uma deformidade complexa associada a alterações musculoesqueléticas e se caracteriza morfologicamente por um pé equino, varo, cavo e aduto. O PTC idiopático (PTCI) se caracteriza pelo comprometimento, flexível ou estruturado, do alinhamento do pé e que pode evoluir em diferentes escalas com dor e perda da função. O diagnóstico é essencialmente clínico, e o desígnio do tratamento é obter um pé alinhado, indolor e com apropriada função. A tendência atual é o tratamento conservador. Sobre ele, assinale a alternativa INCORRETA.
Questão
2015
UPENET/IAUPE
Prefeitura Municipal de Garanhuns (PE)
Fisioterapeuta (Pref Garanhuns/PE)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Pe-Torto-Congenito-PTC88859c0498
A
Mesmo que a terapêutica seja executada corretamente, o pé nunca será absolutamente normal, permanecendo de tamanho menor, quase sempre com alguma alteração do alinhamento e associado à atrofia da panturrilha, o que é bem identificado, comparativamente, nos casos unilaterais.
B
A fisioterapia com manipulação passiva associada ao uso de órtese pode evoluir a contento no PTCI; todavia, no pé torto postural, está relegada ao abandono, devido à tendência de recidiva em praticamente 100% dos casos, quando esse método for utilizado como conduta isolada.
C
O tratamento feito por máquina de mobilização passiva tem arrimo na manipulação feita por um fisioterapeuta durante 30 minutos, seguido do ajuste do pé em uma máquina de mobilização passiva contínua por oito horas diárias e, ao término, o pé é mantido em posição de correção em tala ortopédica até o dia seguinte, quando os cuidados são repetidos. Esse método, em nosso meio, envolve muitos cuidados, o que torna complexa a sua indicação.
D
Resguardando o conceito conservador no tratamento do PTCI e na expectativa de um bom resultado, pesquisadores orientam que o melhor método de tratamento do PTCI é a manipulação passiva seguida do uso de gesso, evitando-se as cirurgias com grandes manipulações e descolamentos de partes moles.
E
Entre as duas modalidades de manipulação passiva seguida do uso de gesso, o método de Kite, descrito em 1930, e o de Ponseti e Smoley em 1963, uma deve ser selecionada e aplicada ao caso que se apresenta, considerando a experiência de quem executa o tratamento com a técnica.