Questão
2015
INSTITUTO MACHADO DE ASSIS
Prefeitura Municipal de Picos (PI)
Professor - História (Pref Picos/PI)
Partilha-Africa-leia237b1e39a5d
Sobre a Partilha da África, leia o texto a seguir: 
 
A Partilha da África 
 
“[...] Pela guerra, por meio de acordos diplomáticos, controlando os chefes locais, ou substituindo-os por funcionários de seu governo, os países colonizadores dominaram quase todo o continente Africano de cerca de 1890 a 1960. A partilha do continente africano foi um brusco reagrupamento no qual cerca de 10 mil unidades sociais foram reduzidas a quarenta [...] Essas unidades sociais originais foram chamadas de “tribos” pelos colonizadores, que ignoravam os laços comerciais, políticos e culturais que as haviam unido até então. Muitas vezes reorganizados a partir de novas fronteiras coloniais que foram traçadas sem a participação dos que moravam nas terras divididas, os grupos sociais tiveram de construir novas identidades a partir da língua e da religião do colonizador.  

Era enorme a espoliação que o continente africano sofria ao ter parte de sua força de trabalho drenada para a América, em troca da intensificação das guerras e do aumento do poder de alguns chefes. E continuou sendo enorme, se não maior, a espoliação imposta ao continente africano pela\exploração de sua força de trabalho em benefício de empresários estrangeiros e uns poucos nativos, e pela extração de suas riquezas naturais. Ouro, diamante, petróleo e muitos minérios são ainda hoje retirados em grande quantidade do solo da África , por companhias francesas, inglesas e norte-americanas principalmente.  
Marina de Melo e Sousa. 
 
 De acordo com o texto acima, marque a alternativa INCORRETA: 
A
A Inglaterra também exerceu um domínio gigantes  no continente africano, estabelecendo um protetorado no Egito e, depois, amealhando regiões como Sudão, Rodésia, Uganda, Quênia, Zanzibar, Somália e a chamada África Oriental Inglesa. Além disso, estabeleceu-se também em Gâmbia, Serra Leoa, Costa do Ouro e Nigéria. 
B
O Zaire, ou o Congo Belga, tornou-se propriedade privada do rainha Elizabete II. À Alemanha, que, assim como a Itália, havia se unificado tardiamente (em 1870), coube o domínio de porções da África como Camarões, Togo e a região da atual Namíbia. Já a Itália conseguiu apropriar-se de regiões como a Somália, a Eritreia e a Líbia.
C
Um dos momentos decisivos para a Partilha da África foi a Conferência de Berlim, que tinha por principal objetivo estabelecer um acordo pacífico e ―amigável‖ para a disputa por território entre os países europeus, já que esses territórios da África eram cobiçados pelas nações europeias desde a queda do império napoleônico e as resoluções do Congresso de Viena em 1815.
D
A espoliação continuou sendo um fatores emergentes para a o subdesenvolvimento das tribos, ou melhor dizendo, das sociedade africanas após suas independências das metrópoles conquistadoras.