Questão
2016
ETHOS CONCURSOS
Prefeitura Municipal de Cajati (SP)
Professor de Educação Básica II (Pref Cajati/SP)
Parametros420037dc851
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), indicam vários fatores que dever ser levado em relevância quando propõe-se a execução de um plano de aula. Dentre eles estão: OBJETIVOS, CONTEÚDOS E ESTRUTURAS. Com base nestas informações enumere: 

(1) OBJETIVOS 

(2) CONTEÚDOS 

(3) ESTRUTURA 

(   ) A seleção adequada dos elementos da cultura — conteúdos — é que contribuirá para o desenvolvimento de tais capacidades arroladas como Objetivos Gerais do Ensino Fundamental. Os documentos das áreas têm uma estrutura comum: iniciam com a exposição da Concepção de Área para todo o ensino fundamental, na qual aparece definida a fundamentação teórica do tratamento da área nos Parâmetros Curriculares Nacionais. 

(   ) desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania; 

(   ) Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem uma mudança de enfoque em relação aos conteúdos curriculares: em vez de um ensino em que o conteúdo seja visto como fim em si mesmo, o que se propõe é um ensino em que o conteúdo seja visto como meio para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos. No entanto, qualquer que seja a linha pedagógica, professores e alunos trabalham, necessariamente, com conteúdos. 

(   ) utilizar as diferentes linguagens — verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;

(   ) A aprendizagem de conceitos permite organizar a realidade, mas só é possível a partir da aprendizagem de conteúdos referentes a fatos (nomes, imagens, representações), que ocorre, num primeiro momento, de maneira eminentemente mnemônica. A memorização não deve ser entendida como processo mecânico, mas antes como recurso que torna o aluno capaz de representar informações de maneira genérica — memória significativa — para poder relacioná-las com outros conteúdos. 

(   ) Todas as definições conceituais, bem como a estrutura organizacional dos Parâmetros Curriculares Nacionais, foram pautadas nos Objetivos Gerais do Ensino Fundamental, que estabelecem as capacidades relativas aos aspectos cognitivo, afetivo, físico, ético, estético, de atuação e de inserção social, de forma a expressar a formação básica necessária para o exercício da cidadania. 

(   ) questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Qual a ordem correta da enumeração:
A
1 – 3 – 2 – 1 – 3 – 1 – 3.
B
2 – 1 – 3 – 1 – 3 – 2 – 1.
C
3 – 3 – 2 – 2 – 1 – 1 – 2.
D
2 – 1 – 1 – 3 – 2 – 1 – 1.
E
1 – 2 – 3 – 1 – 2 – 3 – 1 – 1.