Questão
2012
CETAP
Secretaria Municipal de Administração do Estado do Pará
Agente de Portaria (SEMAD)
2012
CETAP
Secretaria Municipal de Administração do Estado do Pará
Agente de Serviços Gerais (SEMAD)
2012
CETAP
Secretaria Municipal de Administração do Estado do Pará
Motorista (SEMAD)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Palavras-indigenas-que328a2def455
Palavras indígenas que usamos no dia a dia.

Quando o navegador português Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, em abril de 1500, os índios já moravam aqui havia muito tempo. Naquela época não existiam cidades e os habitantes se dividiam em grupos e tribos. As tribos eram diferentes umas das outras, e cada uma ocupava uma região do país. Além disso, os estudiosos descobriram que cada grupo tinha sua língua. Eles fizeram as contas e encontraram mais de 300 idiomas falados pelos índios! E nenhum deles era o Português. Até hoje usamos muitas palavras que herdamos dos primeiros habitantes do Brasil. Veja só:

YARA

É nome de menina,e a letra Y quer dizer água e Uara, dona ou senhora. Segundo a lenda, a Yara é uma espécie de sereia. Ela tem cabelos longos e verdes. Em vez de morar no mar, como a Pequena Sereia, ela vive nos rios de água doce, na Amazônia.

MANDIOCA

Vem de Mani Oca, ou casa da Mani. A lenda conta que a filha de um cacique que vivia perto de Belém (Pará) teve uma linda bebê, chamada Mani. Mas, de um dia para o outro, Mani morreu e foi enterrada na Oca, ou casa. Todos ficaram tristes. Para alegrara tribo, no mesmo lugar nasceu essa planta, que é muito gostosa.

CAPIVARA
 
O maior roedor que existe no Brasil vive na beira de rios e lagos e é tão grande que pode pesar até 50 quilos! Apesar do tamanho,ela só se alimenta de grama e mato, daí o seu nome: Kaapi (capim) e Wara (aquele que come).

JURURU

Já percebeu que, até quando a gente fala Jururu, faz biquinho com os lábios, como se estivesse triste? Pois é por isso mesmo que os índios usavam essa palavra para se referir a alguém que não estava feliz. Também é parecida com Cururu, que quer dizer a mesma coisa.

Fonte: Revista TAM Kids. Ed. Março/Abril, 2012, p. 16/18.

A silaba forte das palavras paroxítonas ocorre na penúltima sílaba. Marque a alternativa em que existe palavra paroxítona:
A
vem.
B
gostosa.
C
bebê.
D
Mani.
E
Belém.