Questão
2023
FUNDATEC
Prefeitura Municipal de Dom Pedrito (RS)
Cirurgião Dentista - ESF (Pref Dom Pedrito/RS)
Paciente-adolescente474bb8bab3
Paciente adolescente atendido na UBS apresenta o dente 36 com lesão profunda de cárie, com risco de exposição pulpar, pois percebe-se que a lesão está localizada na metade interna da espessura da dentina ao ser avaliada em uma radiografia interproximal. O procedimento indicado para esse paciente é:

A
Selamento da lesão de cárie após remoção parcial de dentina cariada em sessão única, sem a necessidade da reabertura da cavidade para escavação final.
B
Tratamento expectante em que a dentina cariada é totalmente removida de acordo com os critérios usuais de dureza clínica, porém a escavação é feita em duas sessões. Na primeira etapa, remove-se apenas a dentina infectada e a cavidade é selada temporariamente por um período que varia de 45 a 60 dias, podendo chegar a 6 meses. Em uma segunda etapa, realiza-se a escavação final, com remoção da dentina cariada remanescente até a obtenção de um tecido com consistência similar à da dentina hígida.
C
Remoção completa de tecido cariado em sessão única seguida do tratamento restaurador da lesão cariosa com amálgama.
D
Remoção completa de tecido cariado em sessão única seguida do tratamento restaurador da lesão cariosa com cimento de ionômero de vidro restaurador.
E
Tratamento expectante em que a dentina cariada é totalmente removida de acordo com os critérios usuais de dureza clínica, realizada uma base com cimento de hidróxido de cálcio e tratamento restaurador com cimento de ionômero de vidro restaurador. Em uma segunda etapa, após 90 a 120 dias, remove-se parcialmente o CIV e restaura-se o dente com resina composta fotopolimerizável.