Questão
2019
FADESP
Prefeitura Municipal de Marabá (PA)
Professor de História (Pref Marabá /PA)
Observe-fotografia129d2ce84fb
Observe a fotografia abaixo e responda à questão proposta sobre a Era Vargas e as novas relações de trabalho no Brasil.



Carteira de trabalho no 000001 de Getúlio Dorneles Vargas, de 30 de julho de 1952. (Museu da República Rio de Janeiro) Imagem retirada do site do CPDOC – Fundação Getúlio Vargas. https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/EleVoltou/CidadaniaAnos1950, acesso em 26 de novembro de 2018.

Logo após a dura campanha eleitoral na década de 1950, Getúlio Vargas expôs sua própria carteira de trabalho, acrescentar esta vírgula na qual ele próprio estava inscrito como o trabalhador de número “000001” do Brasil. Esta tática política fazia sentido porque Vargas – desde pelo menos o final do ano de 1937 – exaltava conquistas sociais, as quais tomava para si a exclusividade da autoria, em especial as conquistas no campo
A
do trabalho, com a fundação de um partido (PTB, Partido dos Trabalhadores do Brasil), e o incentivo à regulamentação da carteira assinada com a jornada de 10 horas de trabalho e o fim da escravidão no campo. Estas mudanças ajudaram a exaltar a figura pessoal de Vargas como um comandante nacional e trabalhador modelo.
B
trabalhista, com a implantação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), com a criação dos Institutos de Aposentadoria e Pensões, e da legislação sindical. Embora tudo isso fosse fruto de lutas dos trabalhadores, houve uma mistura e um uso deste conjunto de leis como forma de exaltação da figura populista de Vargas, que se auto denominava de pai dos pobres.
C
empresarial, na qual Vargas ajudou a organizar o campo da regulamentação de leis trabalhistas com o intuito de diminuir o conflito entre patrões e operários e promover o intenso desenvolvimento do Brasil. Vargas fez uso desta imagem desenvolvimentista nos anos de 1950, ficando conhecido pelo plano de metas desenvolvimentista denominado de “50 anos em 5”.
D
dos trabalhadores urbanos, que passaram a ser amparados por uma legislação moderna e muito flexível, que dava direito a férias, 13º salário e – em caso de demissão – um Fundo de Reserva chamado de FGTS. Toda esta legislação tornou Vargas muito popular, iniciando o período da República Populista no Brasil.