Questão
2012
SOMAR CONSULTORIA
Prefeitura Municipal de Paraúna (GO)
Profissional do Magistério NI - Geografia (Pref Paraúna/GO)
Observe-esquema1610ef42db7
Observe o esquema.



Um tsunami pode ser gerado quando os limites de placas tectônicas convergentes ou destrutivas movem-se abruptamente e deslocam verticalmente a água sobrejacente. É muito improvável que esses movimentos podem formar-se em limites divergentes (construtivo) ou conservativos das placas tectônicas. Isso ocorre porque os limites construtivos ou conservadores em geral não perturbam o deslocamento vertical da coluna de água. Terremotos relacionados a zona de subducção geram a maioria dos tsunamis.

Tsunamis têm uma pequena amplitude (altura da onda) em alto mar e um comprimento de onda muito longo (muitas vezes centenas de quilômetros de comprimento), sendo por isso que geralmente passam despercebidos no mar, formando apenas uma ligeira ondulação de normalmente cerca de 300 milímetros (12 pol) acima do normal superfície do mar. Eles crescem em altura quando atingem águas mais rasas. Um tsunami pode ocorrer em qualquer estado de maré e até mesmo na maré baixa ainda pode inundar áreas costeiras.

http://www.universitario.com.br/noticias/n.php?i=11029

Com base no gráfico e no texto, podemos afirmar que:
A
As Zonas de Subducção potencializam os tsunamis a partir do processo de decomposição da placa que mergulha no manto.
B
A convecção magmática que ocorre abaixo da litosfera atua diretamente nas áreas oceânicas potencializando a instabilidade das correntes marítimas e da superfície oceânica.
C
O processo de convergência entre as placas, além de potencializar eventos sísmicos como os terremotos e os tsunamis também potencializa a formação de vulcões não explosivos.
D
O processo de convergência das placas tectônicas potencializa tremores, vulcões explosivos pela subducção da placa mais densa e alterações sobre os oceanos gerando os tsunamis.