Questão
2015
FADESP
Prefeitura Municipal de São Domingos do Araguaia (PA)
Professor História (Pref São Domingos do Araguaia/PA)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Observe-atentamente177afbf01cc
Observe atentamente a figura e o trecho abaixo e responda à questão proposta. 



Em 1961, um morador da ilha de Mykonos (Grécia) descobriu um vaso quebrado ao escavar um poço. O vaso tornou-se um dos objetos mais importantes da história da arte grega tanto por sua antiguidade (670 a. C.), quanto por descrever um mito famoso: o do cavalo de Troia. O vaso é decorado com várias pequenas cenas, todas muito semelhantes, que retratam o massacre sangrento de mulheres e crianças por parte dos soldados gregos; a porção superior, entre as alças, contém o assunto principal, o cavalo colossal e os homens ali inseridos. Obviamente, o artista usou algumas liberdades no tamanho do equino e na inclusão de janelas no cavalo. 

(Texto adaptado e imagem do cavalo de Troia. Ambos retirados do site da Universidade de-Wisconsin-Milwaukee. https://pantherfile.uwm.edu/prec/www/course/mythology/1200/twar2.htm. Acessado em 30/07/2015). 

A foto do vaso grego e o trecho de sua descrição recuperam uma famosa cena da Ilíada, um dos livros símbolos da cultura e mitologia dos gregos antigos. O cavalo de Troia nesta mitologia e na cultura grega significava a 
A
astúcia grega, pois os gregos eram soberanos aos seus deuses, não precisando deles para pensarem em estratégias, como as do cavalo de Troia e suas janelas. 
B
fragilidade dos gregos diante dos troianos, pois somente enganando os seus inimigos conseguiram fugir do cerco de Troia à Atenas grega.  
C
perspicácia e rapidez dos gregos como cavaleiros, já que estes derrotaram os troianos em batalha direta, mesmo tendo menos homens e cavalos. 
D
inteligência dos gregos, que, aliados aos seus deuses, foram capazes de tomar Troia, invadindo a cidade dentro de um cavalo “oferenda”.