Questão
2009
ASPERHS
Prefeitura Municipal de São José do Belmonte (PE)
Psicólogo (Pref São José do Belmonte/PE)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Neuropsicologia-e-ramo41f3efa63d
A Neuropsicologia é um ramo das neurociências que vem sendo cada vez mais divulgado entre os psicólogos brasileiros. Como ciência em desenvolvimento, recebe contribuições de pesquisadores das áreas da Biologia, Neurologia, Psiquiatria, Fonoaudiologia e Psicologia. Referente a neuropsicologia é INCORRETO afirmar: 
A
A Neuropsicologia Clínica envolve o “estudo do comportamento humano, das emoções, pensamentos e suas relações com o cérebro”. Esta disciplina, na interface entre a Neurologia e a Neuropsicologia Cognitiva, analisa mais profundamente as alterações das funções cognitivas superiores relacionadas às doenças que envolvem o sistema nervoso central.
B
A Psicologia Cognitiva analisa as funções cognitivas superiores enfocando, primordialmente, componentes e subcomponentes dos vários aspectos da cognição através da construção de paradigmas experimentais. Em grande parte, as pesquisas voltam-se para o estudo do comportamento de pessoas anormais.
C
A Neuropsicologia Cognitiva investiga as alterações das funções cognitivas de pacientes com lesões cerebrais através de modificações dos paradigmas da Psicologia Cognitiva. É um campo de estudo interdisciplinar, entre a Neurologia e a Psicologia Cognitiva, que considera as Funções Cognitivas como habilidades para integrar as funções de “percepção, linguagem, ações, memória e pensamento”. 
D
Embora a correlação das funções cerebrais com o comportamento não seja propriamente uma preocupação recente na ciência, foi na primeira metade do século XX que a Neuropsicologia avançou consideravelmente. No século XIX, as observações de Broca e Wernicke deram impulso para a localização da linguagem. Em seguida, as Grandes Guerras deixaram um enorme contingente de soldados com seqüelas neurológicas, que permitiram o estudo detalhado das conseqüências cognitivas e comportamentais das lesões cerebrais na Europa (Alemanha, França, Rússia) e nos EUA.
E
A Década do Cérebro, anos 90, incentivou o desenvolvimento dos métodos de imagem e da neurofisiologia, permitindo pela primeira vez o estudo do funcionamento do cérebro normal relacionado com a imagem. Até então, os estudos versavam sobre a observação de comportamentos alterados em pacientes lesionados. No início, a Neuropsicologia enfocava principalmente a avaliação neuropsicológica, um dos métodos de investigação do funcionamento cerebral através de seu produto comportamental. O principal enfoque era o diagnóstico. Com o desenvolvimento dos métodos de imagem e o avanço das pesquisas em Neuropsicologia Clínica, a Avaliação Neuropsicológica hoje abrange não apenas a contribuição para o diagnóstico, como o planejamento para reabilitação, avaliação forense, pesquisa clínica em várias áreas da Neurologia, Psiquiatria, Neuropediatria e Geriatria.