Neisseria gonorrhoeae corresponde a um diplococo gram-negativo de grande importância por ser o agente etiológico responsável pela gonorreia, considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST). Os epitélios urogenitais são os principais locais afetados, mas a Neisseria gonorrhoeae também pode infectar a conjuntiva, faringe e a mucosa retal. Assinale a alternativa correta sobre o diagnóstico laboratorial da infeção em questão:
Questão
2023
NEC UFMA
Universidade Federal do Maranhão
Técnico-Administrativo em Educação - Farmacêutico (UFMA)
Neisseria-gonorrhoeae5868e9c1bd
A
O diagnóstico laboratorial da gonorreia depende da identificação do agente, N. gonorrhoeae, por meio da bacterioscopia e cultura da amostra. Para cultura, utiliza-se o meio ágar chocolate e o modificado Thayer Martin, podendo ser demandados, de modo complementar, testes enzimáticos.
B
O diagnóstico laboratorial da gonorreia depende da identificação do agente, N. gonorrhoeae, por meio da baciloscopia e cultura da amostra. Para cultura, utiliza-se o meio ágar sangue, podendo ser demandados, de modo complementar, testes enzimáticos.
C
O diagnóstico laboratorial da gonorreia depende da identificação do agente, N. gonorrhoeae, por meio da bacterioscopia e provas bioquímicas para identificação da espécie. A cultura pode ser utilizada como metodologia complementar.
D
O diagnóstico laboratorial da gonorreia depende da identificação do agente, N. gonorrhoeae, por meio da baciloscopia e cultura da amostra. Para cultura, utiliza-se o meio ágar chocolate e o modificado Cary Blair, podendo ser demandados, de modo complementar, testes enzimáticos.
E
O diagnóstico laboratorial da gonorreia depende da identificação do agente, N. gonorrhoeae, por meio de exame direto a fresco e cultura da amostra. Para cultura, utiliza-se o meio ágar chocolate e o modificado Cary Blair, podendo ser demandados, de modo complementar, testes enzimáticos e bioquímicos.