Questão
2018
Instituto AOCP
Polícia Militar do Estado do Espírito Santo
Oficial Combatente (PM ES)
2018
Instituto AOCP
Polícia Militar do Estado do Espírito Santo
Soldado Músico (PM ES)
2018
Instituto AOCP
Polícia Militar do Estado do Espírito Santo
Soldado Combatente (PM ES)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Nasce-primeiro572003757c
Nasce o primeiro antídoto contra a falta de memória Técnica americana, que consiste na implantação de eletrodos no cérebro de pacientes, consegue recuperar até 15% da capacidade de lembrar
            
Por Natalia Cuminale

Usas um vestido / Que é uma lembrança / Para o meu coração. / Usou-o outrora / Alguém que me ficou / Lembrada sem vista. / Tudo na vida / Se faz por recordações. / Ama-se por memória.”

O poema de Álvaro de Campos, um dos heterônimos mais conhecidos do escritor português Fernando Pessoa (1888-1935), remete ao conceito universal de que a memória é o que nós somos. Sem que tenhamos a possibilidade de recordar, a existência se esvazia por completo. A vida se sustenta com base nas ideias do presente, nas referências do passado e na forma como processamos e armazenamos as nossas experiências. Por isso, ninguém quer perder a memória, todos querem melhorá-la. Pois um novo e ousado procedimento médico foi capaz de impulsionar o mecanismo que forma e preserva as lembranças, um feito inédito na medicina. Eletrodos implantados em uma área específica do cérebro recuperaram 15% da memória de pacientes. A taxa equivale ao que se perde em dois anos e meio com a degeneração provocada pela doença de Alzheimer. Ou ao que se esvai naturalmente em dezoito anos de vida de uma pessoa saudável. Traduzindo: quem tem 56 anos hoje pode, em tese, voltar a ter a mesma memória que tinha aos 38 anos. Disse à VEJA Youssef Ezzyat, psicólogo da Universidade da Pensilvânia, autor principal da técnica: “O método abre um caminho de possibilidades para auxiliar as pessoas com problemas de memória”. Publicado na revista Nature Communications, o trabalho tem sido considerado por especialistas do mundo todo como um dos feitos mais promissores ocorridos na neurologia nas últimas décadas, desde a disseminação dos aparelhos de ressonância magnética que revelam o cérebro em atividade.

Adaptado de: <https://veja.abril.com.br/saude/nasce-o-primeiro-antidoto-contra-a-falta-de-memoria/>. Acesso em 22 jun. 2018.

Assinale a alternativa em que ocorreria acento grave, indicativo de crase, caso a expressão em destaque fosse substituída pela indicada entre parênteses.
A
“O poema de Álvaro de Campos [...] remete ao conceito universal de que a memória é o que nós somos.” (a ideia).
B
“O poema de Álvaro de Campos [...] remete ao conceito universal de que a memória é o que nós somos.” (a poesia).
C
“O poema de Álvaro de Campos […] remete ao conceito universal de que a memória é o que nós somos.” (as memórias).
D
“Nasce o primeiro antídoto contra a falta de memória” (a primeira vacina).
E
“Pois um novo e ousado procedimento médico foi capaz de impulsionar o mecanismo que forma e preserva as lembranças [...]” (a mecânica cerebral).