Questão
2023
VUNESP
Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto (SP)
Professor de Educação Básica I (Pref São José do Rio Preto/SP)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Nacional-Comum68231fa8ea
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os “currículos têm papéis complementares para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, uma vez que tais aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação”; sendo que essas decisões precisam, igualmente, ser consideradas na organização de currículos e propostas das diferentes modalidades de ensino. De acordo com a BNCC, essas decisões referem-se, entre outras ações, a
A
compreender a linearidade do desenvolvimento humano, incentivando visões que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva, além de decidir sobre formas de organização estritamente disciplinar dos componentes curriculares, fortalecendo a competência pedagógica das equipes escolares.
B
contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná--los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens estão situadas.
C
selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas uniformizadas, com material didático padronizado nas diferentes escolas do sistema público de ensino municipal, na totalidade das disciplinas, de modo a garantir que todos os estudantes tenham acesso, simultaneamente, aos conteúdos estabelecidos no currículo oficial (BNCC).
D
implementar as ações ou condutas esperadas do professor e as abordagens ou metodologias determinadas nas habilidades na BNCC, tendo em vista que as metodologias e condutas, apresentadas no documento, estão em consonância com os conteúdos e modelos das questões presentes nas avaliações externas.
E
adotar a organização por áreas, prevista na BNCC, abandonando as disciplinas e superando suas especificidades e saberes próprios, de modo a privilegiar a adoção de metodologias ativas, envolvendo projetos e o uso das tecnologias na escola, desde a educação infantil até o ensino médio.