O Método Racional é um método analítico que determina o deflúvio superficial direto, comumente empregado em projetos de micro-drenagem, de fácil manipulação, mas que, devido à sua natureza simplificada dos fenômenos naturais envolvidos, não é recomendável para o cálculo de contribuições de bacias com áreas superiores a 1,0km2. Suas maiores limitações incluem, EXCETO:
Questão
2008
Consulplan
Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba
Técnico em Desenvolvimento Regional - Engenharia Sanitária (CODEVASF)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Metodo-Racional-e688fd7b554
A
O método presume como conceito básico, que a contribuição máxima ocorrerá quando toda a bacia de montante estiver contribuindo para a secção em estudo, implicando que o deflúvio seja decorrente de uma precipitação média de duração igual ao tempo de concentração da bacia e que esta, é uma parcela da citada precipitação.
B
O método não leva em consideração que as condições de permeabilidade do terreno, notadamente nos não pavimentados, variam durante a precipitação provocando, freqüentemente, subdimensionamento das galerias de montante em seus trechos iniciais.
C
Admite que o binômio chuva-deflúvio é função de dois fatores dependentes, como as condições climáticas para a chuva e as fisiográficas para cálculo do deflúvio.
D
Não considera o retardamento natural do escoamento cujo fenômeno acarreta alteração do pico de cheia.
E
Considera constante a intensidade de chuva de projeto tanto no tempo quanto no espaço.