Marcuschi (2008) distingue teoricamente as noções de “gênero textual”, “tipo de texto” e “domínio discursivo”, muito embora saliente que elas estão forçosamente imbricadas, frisando que a distinção entre gêneros e tipos textuais não forma exatamente uma visão dicotômica, pois eles são dois aspectos constitutivos do funcionamento da língua em situações comunicativas da vida diária. O autor afirma que “toda vez que desejamos produzir alguma ação linguística em situação real, recorremos a algum gênero textual. Eles são parte integrante da sociedade e não apenas elementos que se sobrepõem a ela.” Sendo assim, as definições de gênero textual, tipo textual e domínio discursivo são muito mais operacionais do que formais e seguem de perto a posição bakhtiniana.
Abaixo são apresentados os conceitos das definições defendidas pelos autores. Assinale a alternativa que correlaciona corretamente os conceitos expostos:
__________ designa uma espécie de construção teórica (em geral uma sequência subjacente aos textos) definida pela natureza linguística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas, estilo).
__________ são os textos que encontramos em nossa vida diária e que apresentam padrões sociocomunicativos característicos definidos por composições funcionais, objetivos enunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, institucionais e técnicas. __________ constitui muito mais uma “esfera da atividade humana”, no sentido bakhtiniano do termo do que um princípio de classificação de textos e indica instâncias discursivas.