Lucy é professora de crianças de 5 anos em uma EMEI de Birigui. Certa vez, foi interpelada por um casal de pais a respeito do trabalho pedagógico desenvolvido pela escola. Segundo eles, havia muito espaço para as brincadeiras, enquanto a alfabetização era negligenciada. Reivindicavam a ampliação do tempo destinado ao ensino da leitura e da escrita e a diminuição das brincadeiras. Lucy, lembrando-se do que consta no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI, 1998, vol. 3, explicou corretamente aos reclamantes que brincar é essencial às crianças, porque, por meio dessa atividade, elas podem
Questão
2017
VUNESP
Prefeitura Municipal de Birigui (SP)
Professor de Educação Infantil (Pref Birigui/SP)
Lucy-professora-crianc96ec4da7be
A
reconstruir elementos do mundo que as cerca com novos significados, tecer novas relações, desvincular-se dos significados imediatamente perceptíveis e materiais para atribuir-lhes novas significações.
B
entender o que os adultos pensam, aprender regras disciplinares, tornarem-se obedientes, organizadas, adquirirem os conhecimentos que a sociedade espera delas, conhecer o mundo dos adultos.
C
desfrutar de uma aprendizagem descompromissada, pois ao se tornarem adultas, surgirão compromissos, obrigações e responsabilidades, inviabilizando aprendizagens por meio do lúdico.
D
aprender a trabalhar, pois o brincar é, para as crianças, uma forma de trabalho: ele exige o cumprimento de regras, responsabilidade, cooperação com os colegas; ele é um tipo de trabalho que deve ser incentivado.
E
acalmar-se, porque, nessa faixa etária, o mais comum é apresentarem comportamentos hiperativos e agressivos, o que é muito prejudicial ao seu desenvolvimento afetivo e cognitivo.