Em o Livro dos abraços Eduardo Galeano conta a história de um colombiano que subiu ao céu, contemplou de lá a vida humana e, ao voltar, contou: o mundo é isso ... Um montão de gente, um mar de fogueirinhas. Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras. Não existem duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores. Existe gente de fogo sereno, que nem percebe o vento, gente de fogo louco que enche o ar de chispas. Alguns fogos, fogos bobos, não alumiam nem queimam; mas outros, incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar, e quem chegar perto pega fogo.
GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. 9. ed. Porto Alegre: L&PM. 2002. p.13
A ética, como a vida, tem essas múltiplas aparências, mas sua essência é sempre a mesma: um espaço de relação entre os valores morais humanos e as regras de funcionamento da sociedade na qual os homens vivem.
Diversos documentos foram elaborados a partir do código de Nuremberg (1947) que resultaram na criação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), em 1996, o qual, junto com a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), realiza o controle de experimentos que envolvam seres humanos e configuram um avanço para as pesquisas em seres humanos no Brasil.
Diante do exposto, assinale a alternativa que indica objetivo do sistema CEP/ Conep.