Limpeza escolar e organização
Fonte de pesquisas e estudos, o acervo da biblioteca deve ser bem estruturado e o ambiente confortável e convidativo ao leitor. Manter prateleiras e exemplares limpos e sem pó é um cuidado constante, bem como manter o ambiente higienizado de forma geral. Manter dispensers de álcool gel é uma forma rápida de incentivar a desinfecção das mãos, antes e após o manuseio do material, evitando contaminação. É interessante também escolher um aroma característico para este ambiente e utilizá-lo em difusores e desinfetantes, criando uma lembrança de local acolhedor e convidativo.
Nas salas de aula, a limpeza deve ser intensificada e ocorrer a cada turno, garantindo a higiene do ambiente e a segurança dos alunos. Devem-se eliminar pó, papéis e migalhas de cima das mesas, cadeiras e chão, além de não esquecer de cuidar de prateleiras, armários e lousas, para que sejam preservados. Para facilitar este serviço, produtos químicos de limpeza específicos para asseio de classes, produzidos para tirar manchas de canetas e sujeiras normalmente concentradas em carteiras escolares, podem auxiliar neste processo. Produtos destinados à limpeza de quadros também são importantes, pois garantem a limpeza sem danificar a superfície.
A gestão escolar deve investir em organização consciente e coletiva, por isso ambientes de grande movimentação como pátios e corredores são locais onde esta mensagem deve ser propagada. A instalação de lixeiras para coleta seletiva é uma atitude simples e que conta com a colaboração de quem circula por estes lugares. Os resultados ficam ainda melhores quando se realiza um trabalho de conscientização com os alunos e com a certeza de que, após o recolhimento, o lixo será encaminhado corretamente ao seu destino.
Os materiais utilizados nas aulas de educação física, nos intervalos ou outras atividades lúdicas devem ser guardados com cuidado e em um local reservado exclusivamente para seu armazenamento, garantindo a usabilidade dos equipamentos. Manutenção regular se faz necessária, higienizando e limpando cada vez que o material for utilizado.
Os locais onde estudantes, funcionários e visitantes realizam suas refeições são pontos chave da limpeza na escola. Por serem ambientes de uso comum são encontrados resíduos diversos, de migalhas de alimentos a material descartável. Cada superfície com seu nível de sujidade. Portanto, a mão de obra especializada em limpeza deve realizar uma rápida triagem, atacando as áreas de maior impacto inicialmente, utilizando produtos de limpeza eficientes e destinados corretamente às necessidades. A limpeza após os intervalos e os períodos de aula deve ser ágil e rápida, utilizando- se de químicos apropriados e equipamentos capazes de trazer eficiência aliada à velocidade.
É importante compreender que os procedimentos de limpeza no ambiente escolar devem sempre observar as boas práticas e o bem-estar comum, utilizando-se de equipamentos de limpeza para realizar as atividades com eficiência, equipamentos de segurança para garantir a saúde dos funcionários e produtos químicos confiáveis e eficazes. É possível identificar que todos estes aspectos são de responsabilidade da administração da instituição, porém a limpeza na escola deve ser um hábito arraigado na cultura dos colaboradores e gestores, além de incentivada constantemente na conduta dos alunos e visitantes. Manter a escola limpa é fruto da colaboração de todos!
http://olimpo-rs.com.br (adaptação)
De acordo com a leitura do texto, pode -se afirmar que:
I. A frequência de limpeza deve ser idêntica em todos os espaços escolares.
II. Possibilidade de aromatização, higienização e desinfecção devem ser estimuladas no ambiente escolar.
III. A limpeza das salas de aula deve ocorrer a cada dia, garantindo a segurança dos alunos.
IV. Mensagens estimuladoras de preservação da organização e da limpeza devem ser afixadas em locais de maior circulação na escola.
V. Priorizar áreas de maior impacto quanto às sujidades, como os refeitórios, é tarefa primordial para os responsáveis pela limpeza.
Estão corretas apenas: