Questão
2017
FADESP
Prefeitura Municipal de Parauapebas (PA)
Professor de Educação Básica II - História (Pref Paraupebas/PA)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Leia-trecho-rapido17344989ef1
Leia o trecho abaixo, sobre o rápido crescimento populacional em Parauapebas.

“Das 19 cidades brasileiras a dobrar de população na última década, de acordo com o último censo, dez estão na Amazônia. Em conjunto, a população da região aumentou 23% naquele período; o Brasil como um todo cresceu somente 12%. (...) Em Parauapebas, também no Pará, uma mina de ferro a céu aberto oferece milhares de empregos. Planos para novas minas, em grande parte apoiados por previsões de demanda robusta da China, têm atraído muita gente em busca de trabalho a este pedaço da Amazônia. Desde o Censo de 2010, estima-se que a população local tenha subido para 220 mil habitantes, contra 154 mil, em 2000”. (Crescimento das cidades pressiona Amazônia. Jornal Gazeta do Povo. 18 12 2012. Site http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/crescimento-das-cidades-pressiona-a-amazonia30wzzr9a70wsh5kyj8z5p9lqm Acessado em 17 01 2018) 

Os dados acima demonstram um processo econômico e social que gera uma série de problemas urbanos. Este rápido crescimento democrático, sobretudo das cidades na Amazônica contemporânea, como é o caso de Parauapebas, é conhecido conceitualmente como macrocefalia urbana caracterizada por
A
aumento exagerado da periferia da cidade em relação ao seu centro, com a criação de bolsões de pobreza responsáveis por altíssimas taxas de desmatamento acelerado das zonas rurais, com propagação de doenças endêmicas
B
alto crescimento dos bairros da cidade em relação ao seu centro, com concentração de serviços de assistência em bairros “ricas” e pouca atenção básica em periferias, o que causa marginalização social e violência urbana acentuada.
C
altas taxas de migração aos centros urbanos, o que leva à crescente discriminação dos migrantes e ao preconceito acentuado contra os pobres, sobretudo os afrodescendentes, sempre mais propícios à fome, a doenças e ao desemprego.
D
migração e crescimento acentuado e desordenado dos centros urbanos, com respectiva falta ou precarização de planejamento urbano e de infraestrutura para todos os moradores, causando queda nas condições socioeconômicas das cidades macrocéfalas.