Leia os textos a seguir.

TEXTO I
Inteligência Artificial na Educação: conheça os efeitos dessa tecnologia no ensino e na aprendizagem
A Inteligência Artificial (IA) vem impactando as relações sociais e diversos processos organizacionais. Na educação, novas soluções para ensino e aprendizagem estão sendo usadas em diversos contextos, de modo a apoiar as atividades dos professores. Instituições de ensino e governos também estão usando a IA em sistemas de gestão escolar e análise de dados. São tecnologias diferentes trabalhando juntas para permitir que as máquinas percebam, compreendam, ajam e aprendam com níveis de inteligência semelhantes aos humanos.
[...]
Um dos objetivos do uso da IA na educação é abrir a chamada “caixa preta do aprendizado”, ou, em outras palavras, contribuir para uma compreensão mais profunda e detalhada de como o aprendizado realmente acontece (por exemplo, como é influenciado pelo contexto socioeconômico e físico dos alunos ou por tecnologia).
Neste contexto, a IA na educação oferece a possibilidade de uma aprendizagem mais personalizada, flexível, inclusiva e envolvente. Além disso, as ferramentas fornecem informações não apenas sobre o que está sendo aprendido, mas também como está sendo aprendido e como os alunos estão se sentindo. Ainda, a IA pode ajudar os professores a criar ambientes de aprendizagem colaborativa e a atender as necessidades de seus alunos por meio de técnicas de mineração de dados educacionais para “rastrear” o comportamento dos alunos, processamento de linguagem natural, rastreamento ocular e outros sensores.
[...]
Além das oportunidades elencadas, no entanto, há desafios a serem enfrentados. A publicação da Unesco “Artificial Intelligence in Education: Challenges and Opportunities for Sustainable Development” (Inteligência Artificial na Educação: Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável, tradução livre), lista seis desafios relacionados à incorporação da IA na educação como forma de melhorar a equidade e qualidade do ensino e possíveis maneiras de lidar com eles. Confira:
• Primeiro desafio: políticas públicas de IA abrangentes para o desenvolvimento sustentável
• Segundo desafio: garantir a inclusão e a equidade em IA na educação
• Terceiro desafio: preparar os professores para atuar com IA na educação e preparar sistemas que atendam às demandas educacionais
• Quarto desafio: desenvolvimento de sistemas de dados inclusivos e de qualidade
• Quinto desafio: fazer pesquisas significativas sobre IA em educação
• Sexto desafio: ética e transparência na coleta, no uso e na disseminação de dados
INSTITUTO UNIBANCO. Inteligência Artificial na Educação: conheça os efeitos dessa tecnologia no ensino e na aprendizagem. Observatório de Educação. Instituto Unibanco. https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/em-debate/inteligencia-artificialna-educacao. Acesso em: 25 set. 2023. [Fragmento]
TEXTO II

Disponível em: https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/noticias/inteligencia-artificial-educacao-inclusao/. Acesso em: 25 set. 2023.
TEXTO III
Devemos temer o uso da Inteligência Artificial na educação?
Grandes produções audiovisuais como Blade Runner: o Caçador de Andróides e a série Black Mirror criaram no imaginário popular um medo de que ferramentas tecnológicas muito avançadas acabariam, em algum momento, se tornando uma ameaça à existência humana, em decorrência do seu nível de inteligência. Em 2023, este sentimento começou a tomar proporções maiores com a série de avanços realizados em torno do que é chamado de Inteligência Artificial (IA), promovendo questionamentos, inclusive, no meio educacional. Contudo, dispositivos como ChatGPT são realmente uma ameaça à qualidade de aprendizagem, ou eles estão recebendo o título de vilões injustamente?
[...]
Para a professora e pesquisadora da temática, Elena Mallmann, vinculada ao Centro de Educação, qualquer dispositivo tecnológico impacta os processos de aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Logo, é preciso estabelecer um tempo de acesso máximo ideal para amenizar possíveis prejuízos do uso descontrolado de plataformas digitais, os quais ainda não são conhecidos completamente. “Não sendo a tecnologia uma produção humana neutra, tampouco sua integralização poderia ser neutra’’, afirma Elena.
Ao encontro do que a professora pensa, algumas reportagens com especialistas do tema afirmam que o uso de IA por crianças pode ocasionar falta de apreço pela leitura, limitações no exercício da escuta e até dificuldades para transmitir informações oralmente com coerência e clareza. Nesse sentido, Elena afirma que os estudantes, principalmente os mais jovens, só serão afetados pelo uso da IA se as escolas e os docentes negligenciarem e omitirem a existência dos dispositivos tecnológicos. “O que pode mudar [com a inserção da IA no ensino] é o recurso de apoio e o ponto de partida. Por exemplo, ao invés de leituras e cópias baseadas em material impresso, professores podem propor exercícios de pesquisa a partir das compilações geradas por algum chatbot”, exemplifica a pesquisadora.
KELLER, Laurent. Devemos temer o uso da Inteligência Artificial na educação? UFSM. Disponível em: https://www.ufsm.br/2023/06/13/uso-da-inteligencia-artificial-na-educacao. Acesso em: 25 set. 2023. [Fragmento]
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, REDIJA um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre o tema:
“Os impactos da Inteligência Artificial na educação”
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.