Questão
2023
FUNDEP
Prefeitura Municipal de Uberlândia (MG)
Professor de Ensino Religioso (Pref Uberlândia/MG)
2023
FUNDEP
Prefeitura Municipal de Uberlândia (MG)
Professor de Atendimento Educacional Especializado (Pref Uberlândia/MG)
2023
FUNDEP
Prefeitura Municipal de Uberlândia (MG)
Analista Cultural/Dança (Pref Uberlândia/MG)
2023
FUNDEP
Prefeitura Municipal de Uberlândia (MG)
Professor de Ciências da Natureza (Pref Uberlândia/MG)
2023
FUNDEP
Prefeitura Municipal de Uberlândia (MG)
Professor de Educação Física (Pref Uberlândia/MG)
2023
FUNDEP
Prefeitura Municipal de Uberlândia (MG)
Professor de Geografia (Pref Uberlândia/MG)
2023
FUNDEP
Prefeitura Municipal de Uberlândia (MG)
Professor de Educação Infantil e 1º ao 5º ano (Pref Uberlândia/MG)
Leia-textos-seguir467f4421a74
Discursiva
Leia os textos a seguir.

TEXTO I

Educação midiática é caminho contra desinformação e fake news

Em um mundo cada vez mais conectado, como fugir das fake news? E da desinformação? Como produzir e compartilhar mensagens com responsabilidade?

[...]

Para ensinar crianças, jovens e adultos, especialistas apontam a educação midiática como caminho. E também como solução para mudar resultados como o da pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgada no ano passado, que mostra que 67% dos jovens de 15 anos, aqui no Brasil, não distinguem fatos de opiniões.

[...]

O conceito de educação midiática não é novo. Surgiu em 1960, e, desde lá, a preocupação tem sido sempre a mesma: a manipulação dos meios.

Patrícia Blanco, presidente do Palavra Aberta, instituto que coordena um programa de formação de professores e envolvimento da sociedade na educação midiática, fala da importância dessa formação:

“Na medida em que o cidadão, o jovem, passa a saber reconhecer a informação, saber o propósito daquela informação que chega até ele, saber reconhecer a fonte, o porquê que aquela informação chegou até ele, saber fazer uma busca, saber verificar de onde veio aquela informação, adquirindo as competências para saber produzir conteúdo – de modo que ele se aproprie da tecnologia para melhorar sua autoinstrução, melhorar o seu protagonismo –, ele vai participar melhor da sociedade”.

CALDAS, Ana Lúcia. Educação midiática é caminho contra desinformação e fake news. Agência Brasil. Disponível em: https:// agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2023-03/educacao-midiatica-e-caminho-contra-desinformacao-e-fakenews. Acesso em: 15 jun. 2023. [Fragmento]

TEXTO II



Disponível em: https://cafecomsociologia.com/charges-fake-news/. Acesso em: 15 jun. 2023.

TEXTO III

Os mandamentos da educação midiática

Muito tempo tem sido dedicado ao mapeamento dos fenômenos midiáticos que nos afligem, como fake news e outros tipos de desinformação, discursos de ódio, amplificação de preconceitos a partir de mensagens que circulam velozmente pela internet, falta de representação nas mídias e tantos outros. Mas poucas vezes falamos de forma clara e objetiva sobre o conjunto básico de habilidades e ferramentas que nos ajudam a enfrentar tal cenário em qualquer idade e contexto.

“O propósito da educação midiática é ajudar as pessoas de todas as idades a desenvolver o hábito da interrogação (das informações) e as habilidades de expressão necessárias para que sejam pensadores críticos, comunicadores eficazes e cidadãos ativos”, destacou Michelle Ciulla Lipkin, diretora-executiva da Namle. “É um amplo guarda-chuva que diz respeito a empoderamento, engajamento e participação.”

MACHADO, Daniela. Os mandamentos da educação midiática. EducaMídia. Disponível em: https://educamidia.org.br/os-mandamentos-da-educacao-midiatica/. Acesso em: 15 jun. 2023. [Fragmento]

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, REDIJA um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre o tema “A importância da educação midiática no combate à desinformação”. Portanto, selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

A redação elaborada deve conter, no mínimo 15 (quinze) linhas para que seja corrigida e no máximo 30 (trinta) linhas.