Teoria é um conjunto de suposições inter-relacionadas para explicar alguma coisa. Sem questionamento as suposições são aceitas pelos adeptos da teoria. O valor de qualquer teoria depende da sua capacidade de explicar e resolver problemas concretos e prover uma base para planejar. As teorias organizacionais podem ser entendidas como um conjunto de princípios e prescrições que visam a facilitar a realização dos objetivos das organizações e serão mais ou menos válidas na medida em que isso efetivamente ocorrer.
Cada uma das abordagens reflete, em grande parte, as preocupações e as relações econômicas e sociais da época em que foram formuladas. Muitas teorias organizacionais contêm princípios que ainda são assaz válidos. Uma nova teoria não elimina as que a precederam, mas as completa, aborda novos ângulos e amplia a visão dos administradores para a solução de problemas e o aproveitamento de oportunidades. [...] Como alguns administradores não têm ciência dessa amplitude, acabam perdendo tais oportunidades
Fonte: LACOMBE, F. Teoria geral da administração. São Paulo: Saraiva, 2009.
Assim como as expressões possuem um sentido próprio e figurado, o texto também pode apresentar um sentido literal ou possibilitar uma plurissignificação do enunciado. Dessa forma, retome o primeiro parágrafo e destaque a figura de linguagem presente na segunda oração.