Questão
2024
Instituto Verbena UFG
Instituto Federal de Sergipe
Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Segurança do Trabalho (IFS)
Leia-tabela-seguir237d00a49c
Leia a tabela a seguir. 



Limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente. Disponível em: <https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/acesso-a-informacao/ participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/comissao-tripartite-partitaria-permanente/arquivos/normas-regulamentadoras/nr-15- anexo-01.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2024 [Adaptado].

As informações apresentadas nas duas primeiras colunas da tabela foram retiradas do Anexo n° 1 da Norma Regulamentadora nº 15 que dispõe sobre “atividades e operações insalubres” e apresenta os limites de tolerância de um(a) trabalhador(a) em ambiente de trabalho para ruído contínuo ou intermitente. Diante das informações mostradas na terceira coluna da tabela, que especifica a duração da exposição de um(a) trabalhador(a) fictício aos diferentes níveis de ruídos durante sua jornada de trabalho, constata-se que este trabalhador(a) está
A
abaixo do limite de tolerância uma vez que o tempo de exposição que ele(a) está exposto(a) não excede a máxima exposição diária permissível para cada nível de ruído.
B
acima do limite de tolerância uma vez que a soma do tempo de exposição (5 horas, terceira coluna) excede o tempo de exposição diária máxima permitida para o segundo menor nível de ruído (4 horas) ao qual ele(a) está exposto(a).
C
abaixo do limite de tolerância uma vez que a proporção entre as somas dos tempos de Exposição do(a) trabalhador(a) (5 horas) e Máxima exposição diária permissível (15 horas) é aproximadamente igual a 33% e, portanto, menor que 50%.
D
acima do limite de tolerância uma vez que a soma das proporções obtidas entre Exposição do(a) trabalhador(a) e Máxima exposição diária permissível para cada nível de ruído excede a unidade.