Questão
2023
VUNESP
Polícia Militar do Estado de São Paulo
Soldado 2ª Classe (PM SP)
Leia-poema-para8460e7eda5
Leia o poema para responder à questão.

Não sei fazer poemas sobre gatos

Não sei fazer poemas sobre gatos
se tento logo fogem
furtivas
as palavras
soltam-se ou
saltam
não capturam do gato
nem a cauda
sobre a mesa
quieta e quente
a folha recém-impressa
página branca com manchas negras:
eis o meu poema sobre gatos

(Ana Martins Marques. O livro das semelhanças. São Paulo: Companhia das Letras, 2015)

No poema, o último verso contraria o primeiro, em que o eu lírico afirma não saber fazer poemas sobre gatos. É correto afirmar que essa contradição se deve ao fato de que o eu lírico
A
procura escrever um poema sobre gatos que explique como, por meio de seus movimentos e de suas características físicas, esses animais instigam a curiosidade humana.
B
nega que possa haver um poeta capaz de escrever um poema a respeito dos gatos, já que esses animais, em razão de sua postura arredia, são naturalmente inapreensíveis à poesia.
C
apresenta uma visão particular sobre os gatos, segundo a qual estes seriam animais difíceis de serem descritos, ideia que se diferencia daquilo que usualmente se pensa sobre eles.
D
reconhece que as palavras do poema, que lhe escapam, e a própria folha que acabara de imprimir, a qual ainda está quente e com as marcas de tinta preta, possuem características semelhantes às de um gato.
E
tem dificuldade de fazer um poema sobre um gato abstrato e, por isso, sente a necessidade de ter um gato concreto para poder descrever o formato de sua cauda e as manchas negras de seus pelos.