Questão
2024
FUMARC
Prefeitura Municipal de Betim (MG)
Assistente Social 20h (Pref Betim/MG)
2024
FUMARC
Prefeitura Municipal de Betim (MG)
Assistente Social 30h (Pref Betim/MG)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Leia-fragmento-texto326d73ff3d0
Leia o fragmento de texto abaixo: 

O preconceito e a discriminação são fenômenos muito presentes no cotidiano da vida social, possuindo várias formas e modos, delimitando normas e padrões pré-estabelecidos socialmente. Esses fenômenos, quando se apresentam em forma de violência, buscam dignificar determinado grupo ou pessoa em relação a outro tido como diferente, menor ou insignificante, que estão presentes em todos os ambientes ou contextos sociais. Direcionados a questões de orientação sexual e/ou de identidade de gênero dos sujeitos sociais, a homofobia, como todas as formas de preconceito e/ou discriminação contra os homossexuais e contra todos os sujeitos que vivenciam práticas afetivas e sexuais que diferem da heteronormatividade, é um fenômeno bastante real e constante na vida da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), necessitando de um trabalho de enfrentamento capaz de diminuir tal realidade desafiadora. O debate em relação ao enfrentamento a este tipo de violência ainda é considerado um assunto pontual e fragmentado. O Serviço Social, profissão fiscalizada pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e pelos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), o Conjunto CFESS-CRESS, tem pautado esse debate na perspectiva da viabilização dos direitos humanos para essa população, debate que tem inúmeros desafios para toda categoria profissional. Por um lado, se percebem algumas resistências de profissionais e estudantes em debater e trabalhar a temática da homofobia na academia e em seus contextos de atuação profissional, comungando muitas das vezes com uma postura voltada ao conservadorismo profissional cerceada pela ausência do reconhecimento do direito à livre expressão da afetividade e sexualidade humana. Por outro lado, é uma categoria profissional que tem apresentado significativos avanços teóricos e práticos no que compete à busca pela defesa dos direitos da população LGBT, tratando a homofobia como uma expressão da questão social que deve ser combatida por todos. 

FONTE: MENEZES, Moisés Santos; SILVA, Joilson Pereira. Serviço Social e homofobia: a construção de um debate desafiador. Rev. Katálysis, v. 20, n. 1, jan.-abr. 2017.

Com base nesse contexto, assinale a opção CORRETA em relação aos princípios do Código de Ética da e do Assistente Social: 
A
O Serviço Social e seus profissionais precisam ter no horizonte que é preciso incentivar e reafirmar uma postura de submissão e humildade diante do capitalismo e entender que as profissões devem respeitar aquilo que determina seu superior, pois trabalhar com o público LGBT é complexo.
B
O Serviço Social em seus diferentes espaços de atuação profissional preza pela interdisciplinaridade, reconhecendo que os saberes das demais categorias profissionais são limitadas em relação ao nosso, por isso, a importância no processo de tentar responder as demandas sociais – uma ajuda.
C
O Serviço Social, através de entidades representativas e de diversos outros fragmentos da categoria profissional como estudantes, pesquisadores e profissionais, tem realizado várias iniciativas a favor dos direitos da população LGBT e do combate à homofobia no Brasil. 
D
O Serviço Social, através de suas entidades representativas como o CRP e de toda a categoria, avalia a homofobia como fenômeno psicológico e social e, para combatê-la, são necessários instrumentos de atuação profissional capazes de trabalhar os sujeitos em sua totalidade.