Questão
2021
CETAP
JUCEPA - Junta Comercial do Estado do Pará
Técnico de Administração e Finanças Nível I Classe A - Ciências Contábeis (JUCEPA)
Leia-com-atenca-texto351fbad9fca
Discursiva
Leia, com atenção, o texto:

O primeiro Código de Ética dos profissionais da contabilidade, no Brasil, foi aprovado pelo Conselho Federal de Contabilidade durante o V Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado de 8 a 1 5 de julho de 1950, em Belo Horizonte (MG).

Esse pioneiro conjunto de normas — destinado a "fixar a forma por que se devem conduzir os contabilistas no exercício profissional, perante seus colegas, sua classe e a sociedade" era uma aspiração da classe e foi uma conquista considerada de grande importância. Registros históricos relatam que, desde o III Congresso de Contabilidade, realizado de 21 a 26 de maio de 1934, em São Paulo, já havia discussões para se criar um código de ética para a categoria, o que ocorreu quase 20 anos depois.

Criado em 1950, o Código de Ética ganhou o reforço, em sua aplicação, em 1970, quando, em reunião plenária realizada no dia 26 de junho, os conselheiros do CFC aprovaram a constituição do Tribunal Superior de Ética Profissional, com a função de garantir o cumprimento das normas estabelecidas no documento. Houve também a atualização do Código, publicado por meio da Resolução CFC n.º 290/1970.

Novo melhoramento no conteúdo ocorreu em 1996, com a Resolução CFC n.º 803 — e alterações posteriores. Em vigor, esse Código foi revogado no dia 10 de junho de 2019, quando passou a viger a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC PG) 01 , de 7 de fevereiro de 2019.

FONTE: GIROTTO, Maristela. Código de Ética Profissional do Contador é atualizado: saiba o que mudou. Conselho Federal de Contabilidade, 2019. Disponível em< https://cfc.org.br/noticias/codigo-de-etica-profissional-do-contador-e-atualizado-saiba-o-.que-mudou/>. Acesso em: 24 de novembro de 2021.

Com base nessas informações e considerando a Norma Brasileira de Contabilidade, NBC PG 01, de 7 de fevereiro de 2019, redija um texto dissertativo, de, no mínimo, 20 (vinte) e, no máximo, 30 (trinta) linhas a respeito do Código de Ética Profissional do Contador, apresentando:

I - a quem se aplica a NBC PG 01;

II - dois deveres do Contador previstos na NBC TG 01, exemplificando suas aplicabilidades na área pública;

III - duas vedações ao Contador previstas na NBC TG 01, exemplificando suas aplicabilidades na área pública;