Questão
2016
FADESP
Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Arari (PA)
Professor - História (Pref Santa Cruz do Arari/PA)
Leia-atentamente155b37c3955
Leia atentamente o trecho abaixo, sobre a questão do tempo histórico em Jacques Le Goff, e responda à questão proposta.

“A história, como o tempo que é sua matéria, inicialmente parece ser contínua, mas ela também é feita de mudanças. Há muito tempo os especialistas buscaram localizar e definir essas mudanças, recortando nessa continuidade, as seções que primeiramente chamamos de ‘idades’, e depois de ‘períodos’ da história. (...) Este livro retorna sobre as diversas formas de conceber as periodizações. (...) Ora o estudo desses diferentes tipos de periodização permite avaliar, parece-me, o que podemos chamar de uma ‘longa Idade Média’ (...) que poderia ir da Antiguidade tardia (séculos III a VII), até a metade do século XVIII”.

(Jacques Le Goff. A história deve ser dividida em pedaços? São Paulo: UNESP, 2015, pp. 7-8).

A partir das ideias de tempo histórico acima transcritas do estudo de Jacques Le Goff, é correto afirmar que a periodização em história significa definir
A
mudanças e recortes de continuidade temporal, como as “idades” e depois os “períodos” históricos, como os da Idade Antiga, Média, Moderna e Contemporânea, definidas há muito tempo pelos especialistas.
B
permanências dentro das rupturas históricas, avaliando que a história existe porque os acontecimentos (ou fatos) do passado mudam muito lentamente. Assim Le Goff propõe a ideia de uma longa duração da Idade Média.
C
formas diferentes de conceber seu formato, que pode ser revisto à luz de problemas do presente, como fez Le Goff ao propor uma longa Idade Média que se estenderia do final da Antiguidade e até as portas da Revolução Francesa no século XVIII.
D
estudo aprofundado das diferentes formas de marcar o tempo, ora feito por “idades” ou “períodos”, ora por ciclos ou estágios circulares mais longos, como a proposta por Jacques Le Goff para a longa Idade Média.