Leia as afirmativas a seguir:
I. A cárie dentária é uma doença infecciosa que progride de forma extremamente rápida na maioria dos indivíduos,
raramente é autolimitante e, na ausência de tratamento, progride até destruir totalmente a estrutura dentária.
II. O entendimento da cárie dentária como uma doença é mais facilmente compreendido ao traçarmos um paralelo com outras doenças sistêmicas, como a catapora. Quando um paciente é acometido pela catapora (doença), ele apresenta manifestações cutâneas (lesões) que podem variar na quantidade e extensão, ou seja, se a doença pode se
manifestar de forma mais agressiva ou não.
III. Apesar da diversidade microbiana, poucas espécies estão relacionadas à doença cárie, como Streptococcus mut-ans, Streptococcus sobrinus e Lactobacillus, pois possuem as características específicas para participar do processo da doença. As bactérias cariogênicas são capazes de produzir ácidos a partir da fermentação dos carboidratos da dieta (acidogênicas) e de sobreviver em meio ácido (acídúricas). Outra característica seria a capacidade de adesão às estruturas dentárias.
IV. O dente é o local onde a doença se manifesta. Algumas condições dos elementos dentários os tornam mais suscetíveis à doença cárie, tais como a morfologia dental, que compreende anomalias na forma (fusão, geminação) e a macromorfologia (dentes posteriores que possuem saliências e reentrâncias que dificultam o controle do biofilme).
Marque a alternativa CORRETA: