Lei das Águas
O Brasil é privilegiado na disponibilidade de recursos hídricos. O País conta com 12% de toda a água doce do planeta, tem as bacias São Francisco e Paraná e cerca de 60% da bacia amazônica.
Enquanto, em todo o mundo, mais de 1 bilhão de pessoas não tem acesso à água, o volume de água por pessoa no Brasil é 19 vezes superior ao mínimo estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) – de 1.700 m³/s por habitante por ano.
Apesar da abundância, os recursos hídricos brasileiros não são inesgotáveis. A água não chega para todos na mesma quantidade e regularidade. As características geográficas de cada região e mudanças de vazão dos rios, que ocorrem devido às variações climáticas ao longo do ano, afetam a distribuição e também o uso indiscriminado tanto dos mananciais superficiais quanto dos subterrâneos.
As perspectivas de escassez e degradação da qualidade da água colocaram em discussão a necessidade de adoção do planejamento e do manejo integrado dos recursos hídricos.
Por ser reconhecido como “País das águas”, o Brasil busca servir de exemplo na gestão e preservação deste bem inigualável para a humanidade. A partir dos anos 1980, três fatores já eram foco dessa gestão: a sustentabilidade ambiental, social e econômica; a busca de leis mais adequadas e a formulação de políticas públicas que integrassem toda a sociedade.
Fonte: <http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/legislacao-e-orgaos>, acesso em 16.09.2013.
Sobre o texto é correto afirmar.
1. O Brasil é afamado como “País das águas”.
2.
O planejamento e o manejo integrado de recursos hídricos têm origem na possibilidade de escassez e degradação da qualidade de água.
3.
“Uso indiscriminado” corresponde a “uso sem ordem”.
4.
Na frase: “ A partir dos anos 1980, três fatores já eram foco dessa gestão” há um pronome demonstrativo que faz a retomada de um termo da frase imediatamente anterior a ela.
5.
Em “a busca de leis mais adequadas e a formulação de políticas públicas que integrassem toda a sociedade”, a palavra sublinhada é pronome relativo e pode ser trocado por “os quais” sem prejuízo para a correta redação da frase.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.