José Carlos Libâneo, no livro Didática (1994), apresenta uma discussão sobre a didática e a formação profissional do professor. Em relação a essa discussão, podemos afirmar:
I - A formação profissional é um processo pedagógico intencional e organizado, de preparação teórico-científica e técnica do professor, para dirigir competentemente o processo de ensino.
II - As disciplinas de formação técnico-prática estão relacionadas ao mero domínio de técnicas e regras para o enfrentamento dos problemas da prática educativa.
III - A formação do professor abrange duas dimensões, sendo uma delas a formação teórico-científica, que inclui a formação específica nas disciplinas em que o professor vai se especializar, e a formação pedagógica.
IV - Na organização dos conteúdos da formação do professor, os aspectos teóricos e práticos devem ser considerados de maneira isolada, pois cada um deles apresenta características próprias.
V - A formação do professor abrange duas dimensões: uma delas é a formação técnico-prática, que visa à preparação profissional específica para a docência, incluindo didática, e as metodologias específicas das matérias.
Estão CORRETAS as afirmativas: