Questão
2022
IFPI
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
Filosofia (IFPI)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
John-Locke-e1077539baa4
John Locke é um dos principais representantes do empirismo, afirmando que o conhecimento se funda e deriva da experiência sensível. O texto abaixo exprime essa compreensão.

“Suponhamos, pois, que a mente é, como dissemos, um papel em branco, desprovida de todos os caracteres, sem quaisquer ideias; como ela será suprida? De onde lhe provém este vasto estoque, que a ativa e que a ilimitada fantasia do homem pintou nela com uma variedade quase infinita? De onde apreende todos os materiais da razão e do conhecimento? A isso respondo, numa palavra, da experiência.”

(LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. Tradução de Anoar Aiex e E. Jacy Monteiro. 2.ed. São Paulo: Brasil Cultural, 1978. p.160. (Coleção Os pensadores)

Sobre o empirismo de John Locke, podemos AFIRMAR:
A
A sensação e a reflexão são as duas fontes de conhecimento, a partir das quais todas as ideias derivam, segundo John Locke.
B
As operações da nossa mente são fontes do conhecimento, ocupando-se de ideias que lhe pertencem a priori, antes de qualquer experiência.
C
As ideias da reflexão surgem, para Locke, por meio de um processo de reminiscência pelo qual a mente as resgata dialeticamente enquanto categorias da razão.
D
A variedade de ideias, das mais simples às mais complexas, é produzida pela mente de todos os homens de modo universal.
E
Para Locke, das sensações somente derivam ideias sobre os fenômenos, como se manifestam, pois existem elementos essenciais às coisas que os nossos sentidos não podem captar.