Questão
2023
VUNESP
Prefeitura Municipal de Itapevi (SP)
Professor de Educação Básica I - PEB I (Pref Itapevi/SP)
Joa-professor-turma-5o8042f0d667
João, professor de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I, ao circular pela sala observa que algumas crianças alfabetizadas estavam copiando as lições da lousa no caderno e escrevendo “lissão de caza” e “resouva os problemas”. O professor, então, faz um trato com todos os alunos e afirma que “essas palavras não podem mais ser escritas errado”.

Tendo como referência as afirmações da autora Weisz (1999), é correto afirmar que na cena citada, a intervenção pedagógica do professor João
A
está equivocada, pois Weisz alega que em uma perspectiva construtivista, a correção do erro no momento da produção da criança é inadmissível e não deve ocorrer, pois gera bloqueios na produção dos estudantes, devendo o professor permitir que escrevam da forma que desejarem.
B
é dispensável, já que para Weisz a correção principal é aquela realizada fora da sala de aula, longe dos olhos do aluno, cabendo ao docente marcar os erros no trabalho, para que a atividade seja passada a limpo e o erro não fique presente no produto final, evitando constrangimentos.
C
é adequada, pois Weisz declara que o professor que aceita que o aluno escreva errado palavras bem conhecidas, também estará concordando com essa maneira de escrever, e é importante que o docente tenha claro que certos erros, depois de um tempo de escolaridade, são inaceitáveis.
D
é impertinente, uma vez que Weisz determina que na concepção construtivista supõe-se que a memória e a percepção são os núcleos da aprendizagem, assim, deve-se garantir a correção imediata para que o estudante veja a escrita correta das palavras e não fixe o erro na sua memória.
E
está parcialmente correta, visto que Weisz afirma que a correção é a intervenção mais importante que o professor pode realizar para promover a aprendizagem dos alunos, e que ao corrigir as tarefas, devemos garantir que houve a rápida substituição das respostas erradas pelas respostas certas, solicitando que o aluno reescreva as respostas corretas algumas vezes.