João Filgueiras Lima, conhecido popularmente como Lelé, formou-se em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1956. A obra arquitetônica de Lelé caracteriza-se pela busca da racionalização e da industrialização da arquitetura.
O primeiro momento de sua trajetória profissional foi entre os anos de 1957 e 1965, coincidindo com a época em que surgiu o plano de Brasília.
A construção da nova capital representou para Lelé o seu ponto de partida, incorporando conceitos de pré-fabricação que orientaram seus futuros projetos. A experiência de Brasília foi, sem dúvida, o grande acontecimento que despertou o seu interesse em realizar pesquisas no campo da industrialização e pré-fabricação.
Certo de que o papel do arquiteto não se restringe ao isolamento da prancheta, Lelé adquire logo cedo a consciência de que o único meio de modificar o processo construtivo seria alterando sua cadeia de produção.
a) explique como a racionalização da arquitetura pode otimizar o processo de produção do edifício, citando duas ações que auxiliam o processo de racionalização da construção;
b) cite 1 (uma) experiência de racionalização, diferente dos projetos de Lelé, na Arquitetura Brasileira.