Jean de Léry (1534-1611) fez parte de uma expedição francesa que, em 1536, veio à América Portuguesa. Após retornar à Europa, ele escreveu a obra Viagem à terra do Brasil, na qual narra acontecimentos dessa viagem. Um fragmento dessa obra narra um diálogo entre Léry e um Tupinambá. Segundo Lèry,
― Na verdade ― continuou o velho que, como vão ver, não era nenhum imbecil ―, agora vejo que vocês franceses são todos uns doidos varridos, pois atravessam o mar e sofrem grandes incômodos, como dizem quando chegam aqui, e trabalham tanto para amontoar riquezas para seus filhos ou para aqueles que sobrevivem a vocês! Não será a terra que lhes alimentou suficiente para alimentar a eles também? Nós temos pais, mães e filhos a quem amamos, mas estamos certos de que, depois da nossa morte, a terra que nos alimentou também alimentará a eles. Por isso, descansamos sem maiores cuidados.
Adaptado de LERY, Jean de. História de uma viagem feita à terra do Brasil, também chamada América. Rio de Janeiro: Fund. Darcy Ribeiro, 2009. p. 173. v. 3.
Considerando o fragmento textual, percebe-se que, no período colonial brasileiro,