Questão
2011
FEPESE
Prefeitura Municipal de Tijucas do Sul (SC)
Farmacêutico (Pref Tijucas/SC)
Interaca-medicamentosa1130100bf2e
Interação medicamentosa é um evento clínico em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro fármaco, alimento, bebida ou algum agente químico ambiental. Constitui causa comum de efeitos adversos. O desfecho de uma interação medicamentosa pode ser perigoso quando promove aumento da toxicidade de um fármaco. Por exemplo, pacientes que fazem uso de varfarina podem ter sangramentos se passarem a usar um anti-inflamatório não-esteroide (AINE) sem reduzir a dose do anticoagulante. Há interações que podem ser benéficas e muito úteis, como na co-prescrição deliberada de anti-hipertensivos e diuréticos, em que esses aumentam o efeito dos primeiros por diminuírem a pseudotolerância dos primeiros.

Sobre as interações medicamentosas, assinale a alternativa correta.
A
Interações farmacodinâmicas não são facilmente previsíveis e ocorrem quando um fármaco modifica o processo pelo qual outro
é absorvido, distribuído, biotransformado ou excretado.
B
Interações farmacocinéticas são as mais frequentes e ocorrem quando os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro no seu sítio de ação ou no mesmo sistema fisiológico.
C
Há casos em que dois ou mais fármacos são administrados conjuntamente e têm o mesmo efeito farmacológico, como por exemplo, o caso benéfico de administração conjunta de trimetoprima e sulfametoxazol, e um tipo de interação farmacocinética do tipo sinergismo. 
D
A indução enzimática provocada por alguns tipos de fármacos, como o fluconazol o cetoconazol é um tipo de incompatibilidade
farmacêutica.
E
As interações farmacodinâmicas e farmacocinéticas ocorrem in vivo, enquanto a incompatibilidade (ou interação farmacêutica) ocorre in vitro.