Questão
2017
FCC
Tribunal Regional Federal (5ª Região)
Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Informática Infraestrutura
Instrucoes-Gerais509e1ea926f
Discursiva
Instruções Gerais:

Conforme Edital publicado, Capítulo XI: 5. A Prova Discursiva-Estudo de Caso terá caráter eliminatório e classificatório. 6. A questão será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (dez) pontos, considerando-se habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior do que 50 pontos. 7. Na aferição do critério de correção gramatical, por ocasião da avaliação do desempenho na Prova Discursiva-Estudo de Caso a que se refere este Capítulo, deverão os candidatos valer-se das normas ortográficas em vigor, implementadas pelo Decreto Presidencial no 6.583, de 29 de setembro de 2008, e alterado pelo Decreto 7.875, de 27 de dezembro de 2012, que estabeleceu o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 8. Será atribuída nota ZERO à Prova Discursiva-Estudo de Caso que: a) apresentar abordagem incorreta do conteúdo solicitado, fugir ao tema proposto; b) apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou em versos) ou qualquer fragmento do texto escrito fora do local apropriado; c) for assinada fora do local apropriado; d) apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato; e) estiver em branco; f) apresentar letra ilegível e/ou incompreensível. 9. A folha para rascunho no Caderno de Provas é de preenchimento facultativo. Em hipótese alguma o rascunho elaborado pelo candidato será considerado na correção da Prova Discursiva-Estudo de Caso pela Banca Examinadora. 10. A grade de correção/máscara de critérios contendo a abordagem/requisitos de respostas definida pela Banca Examinadora, as respostas apresentadas pelo candidato e a pontuação obtida pelo candidato serão divulgadas por ocasião da Vista da Prova Discursiva.

Questão

Considere, hipoteticamente, que um Analista Judiciário foi incumbido de analisar a atual infraestrutura de TI do Tribunal e sugerir eventuais melhorias. Após a análise, o Analista constatou que melhorias poderiam ser implementadas na infraestrutura de rede sem fio corporativa e também na definição de uma política de segurança da informação.

Nesse sentido, o Analista elencou os seguintes requisitos após o levantamento:

− Rede sem fio para acesso corporativo incluindo computadores móveis e impressoras com acesso aos servidores.

− Rede sem fio de acesso público aos frequentadores do Tribunal para acessar as informações disponibilizadas pelo Tribunal.

− O espaço físico do Tribunal compreende um edifício de 3 andares com 6 salas de dimensões 7 m × 7 m distribuídas igualmente em um corredor de 2 m de largura, ou seja, 3 salas de cada lado do corredor.

− Infraestrutura de rede cabeada disponível com 1 Gbits/s de velocidade no Backbone.

− Requisitos a serem atendidos: confiabilidade, disponibilidade e segurança.

Considerando esses requisitos, elabore:

a. O projeto lógico da rede sem fio incluindo a descrição da topologia da rede, esquema de distribuição de canais e os protocolos a serem utilizados.

b. O projeto físico da rede incluindo a descrição do cabeamento estruturado para a conexão com a rede cabeada e os dispositivos da rede sem fio e a seleção de tecnologia e dispositivos de rede, bem como a configuração (modo de operação, canais, potência, etc) dos dispositivos e equipamentos.

c. Uma política de segurança nas comunicações com foco no acesso pela rede sem fio e de acordo com a ABNT NBR ISO/IEC 27002:2013.