As Infecções Primárias da Corrente Sanguínea (IPCS) são infecções de consequências sistêmicas graves e estão entre as mais comumente relacionadas à assistência à saúde. Em relação a essas infecções, considere as afirmações a seguir.
I Dentre os mais frequentes fatores de risco conhecidos para IPCS, podemos destacar o uso de cateteres vasculares centrais, principalmente os de curta permanência.
II As IPCS com comprovação laboratorial têm critério diagnóstico menos objetivo e confiável, pois a sensibilidade das hemoculturas é variável de acordo com práticas institucionais de hospitais e laboratórios.
III As IPCS diagnosticadas clinicamente são de definição mais objetiva e confiável e permitem comparações mais fidedignas entre hospitais.
IV As IPCS são consideradas de diagnóstico laboratorial quando o paciente apresenta uma ou mais hemoculturas positivas coletadas preferencialmente de sangue periférico, e o patógeno não está relacionado com infecção em outro sítio.
V As IPCS são consideradas de diagnóstico clínico quando o paciente adulto apresenta, pelo menos, um dos seguintes sinais ou sintomas: febre (>38°C), tremores, oligúria, hipotensão e duas ou mais hemoculturas com contaminante comum de pele.
Estão corretas as afirmações