O Império de Gana, com sua capital KumbiSaleh, foi um dos impérios mais ricos e prósperos da África, tanto por seu posicionamento que não recebia intervenções constantes de estrangeiros, como os povos do norte da África, por isso puderam viver longos períodos de prosperidade e proteção entre os séculos 9 e 10. Sua queda e enfraquecimento ocorreram, entre tantos motivos, por questões de fé e religião:
Questão
2017
CRESCER CONCURSOS
Prefeitura Municipal de Chaval (CE)
Professor de Ensino Fundamental II – (História) (Pref Chaval/CE)
Imperio-Gana-com-sua66bdee548d
ANULADA
A
Pois a crença da população majoritária era nas divindades iorubas, enquanto que os líderes tinham suas crenças fechadas e voltadas para as entidades da natureza soninquês.
B
Missionários católicos criaram laços com os líderes ganenses possibilitando suas conversões, mas a resistência por parte da população fez com que o reino perdesse seus habitantes para reinos vizinhos, de fé tradicional.
C
Como o relacionamento comercial dos berberes – islâmicos – com a população e os comerciantes era forte e influente, grande parte da população ganense converteu-se ao islamismo, mesmo a contragosto dos lideres ganenses.
D
O norte da África passava por um forte processo de islamização, e a resistência a fé do islã em Gana fez com que o reino perdesse forças comerciais, culminando no enfraquecimento de sua capital, abrindo a possibilidade de invasão pelos berberes – povo islâmico.