“Hidrogênio Verde é aquele produzido com eletricidade oriunda de fontes de energia limpas e renováveis, como as de matriz hidrelétrica, eólica, solar e provenientes de biomassa, biogás etc. Ou seja, ele é carbono zero: obtido sem emissão de CO₂ .”.
(Fonte: https://www.h2verdebrasil.com.br/o-que-e-hidrogenio-verde/).
“A decomposição fotoeletroquímica da água representa um método amigável e sustentável para obter combustível de hidrogênio. Materiais semicondutores como componentes centrais em células eletrolíticas têm se mostrado muito eficientes de conversão de energia solar em hidrogênio. Entre os semicondutores, os óxidos metálicos têm recebido muita atenção devido à sua excelente (foto)-estabilidade eletroquímica.”
(Fonte: YANG, Y. et al. Adv. Energy Mater. 2017, 7, 1700555).
“O principal problema é que a sociedade moderna está emitindo para a atmosfera uma quantidade muito grande de gases estufa; como resultado, existe hoje uma expectativa que o efeito estufa vá se intensificar [...]. Por conseguinte, a temperatura média do planeta deverá aumentar.”
(Fonte: ROCHA, J.C.; ROSA, A.H.; CARDOSO, A.A. Introdução à Química Ambiental. Porto Alegre: Bookman, 2009)
O hidrogênio verde é considerado o combustível do futuro e sua inserção na matriz energética é crescente. Sua produção é feita a partir de um processo de eletrólise.
1. Descreva o processo de eletrólise e, em particular, a eletrólise da água visando a geração de H₂ verde.
2. Mostre como o H₂ poderia funcionar como um combustível limpo, em substituição aos combustíveis fósseis, incluindo as vantagens ambientais atingidas com a inserção de H₂ verde na matriz energética.
3. Proponha uma sequência didática para a apresentação do tema eletrólise, com foco na discussão sobre o H₂ verde e nas vantagens ambientais da adoção de um processo sem emissão de CO₂ , tanto para a produção de H2 quanto para a obtenção da energia a partir do H₂ .