Heloísa Luck no seu livro “Pedagogia Interdisciplinar – fundamentos teórico-metodológicos” (1994), discute sobre o enfoque interdisciplinar no contexto da educação. De acordo com o estudo citado, o que é necessário desenvolver no campo educacional para se fazer interdisciplinaridade:
I. Construir um processo de intercomunicação de professores que não é dado previamente e sim, construído por meio de encontros e desencontros, hesitações e dificuldades, avanços e recuos, tendo em vista que, necessariamente, se questiona a própria pessoa do professor e seu modo de compreender a realidade.
II. Gerar engajamento e participação dos professores, na construção de um projeto comum voltado para a superação da fragmentação do ensino e de seu processo pedagógico.
III. Estabelecer a interligação das concepções de materialidade e espiritualidade, ou seja ver o homem por inteiro, reconhecendo a interação dialética entre corpo-alma.
IV. Superar a dicotomia entre pedagogia e epistemologia, entre ensino e produção de conhecimentos científicos, daí por que sua maior complexidade é a necessidade de superação de perspectiva fracionadora e setorizada do ensino.
Assinale a letra que corresponde à sequência das alternativas corretas.