Em “Gêneros orais e escritos na escola”, Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz sustentam que a escola, na sua missão de ensinar os alunos a escrever, a ler e a falar, forçosamente sempre trabalhou com gêneros, pois toda forma de comunicação cristaliza-se em formas de linguagem específicas. Acerca do que é conceituado pelos autores, são válidas as seguintes proposições, EXCETO que, considerando o contexto escolar, os gêneros:
Questão
2019
INSTITUTO CONSULPLAN
Prefeitura Municipal de Pitangueiras (SP)
Professor Educação Básica II - Língua Portuguesa/Literatura (Pref Pitangueiras/SP)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Generos-orais-escritos6646e7493b
A
Por serem concebidos como formas de representação de diferentes realidades, têm uma forma que não depende de práticas sociais, mas da realidade mesma.
B
Correspondem a autênticos produtos culturais da escola, elaborados como instrumentos para desenvolver e avaliar as capacidades de escrita dos alunos.
C
Devem se ordenar segundo uma sequência que vai daqueles que descrevem as realidades mais simples àqueles ligados às mais complexas, mais particularmente, ao pensamento.
D
São formas historicamente variáveis de resolução de problemas comunicativos complexos que implicam uma referência a realidades em função de situações comunicativas mutáveis.